A Minha Abordagem

Como psicóloga, escolhi a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) para guiar meu trabalho, pois acredito profundamente no poder da autonomia e da experiência de cada indivíduo. Estou constantemente me dedicando à minha formação, atualizando meus conhecimentos e aprimorando minhas práticas para garantir que o processo terapêutico que ofereço seja acolhedor, respeitoso e eficaz.

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) faz parte da corrente humanista das psicoterapias e foi desenvolvida pelo psicólogo estadunidense Carl Rogers.

Na ACP, existe uma confiança na experiência e na autonomia da(o) cliente/paciente, de modo que a pessoa seja percebida como agente em seu processo terapêutico. Portanto, o respeito ao tempo, à subjetividade e à individualidade de cada um(a) é essencial para essa abordagem, ao mesmo tempo em que considera o contexto e a realidade do indivíduo.

Há também a convicção de que o indivíduo tem a capacidade de desenvolver suas potencialidades, mas, muitas vezes, não dispõe de condições facilitadoras para atingir esse potencial. Assim, a psicoterapia pode ser esse espaço facilitador para você, sem nunca esquecer o mundo que o(a) circunda. É nesse cenário que surge a importância do espaço terapêutico e da presença da psicóloga.